Virada no Amazonas: Maria do Carmo dispara e assume liderança isolada na corrida pelo Governo

Virada no Amazonas: Maria do Carmo dispara e assume liderança isolada na corrida pelo Governo

MANAUS - A corrida pelo Governo do Amazonas começa a ganhar contornos mais definidos, e com uma liderança que chama atenção. De acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Veritá, a pré-candidata Maria do Carmo (PL) aparece isolada na primeira colocação, consolidando um desempenho que se mantém firme em diferentes cenários analisados.

No levantamento estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Maria do Carmo registra 41% dos votos válidos, abrindo uma vantagem de 6,5 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o senador Omar Aziz (PSD), que soma 34,5%.

O distanciamento entre os dois primeiros colocados sugere um cenário de polarização na disputa, enquanto os demais concorrentes aparecem mais afastados. O ex-prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), surge com 12,7%, seguido pelo deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), que registra 11,8%.

Mas é no cenário espontâneo, considerado um termômetro mais fiel da lembrança do eleitor, que o destaque da pré-candidata se intensifica ainda mais. Sem a apresentação prévia de nomes, Maria do Carmo é citada por 47% dos entrevistados, reforçando seu nível de reconhecimento e presença na mente do eleitorado.

Nesse mesmo recorte, o senador Eduardo Braga (MDB) aparece com 6,3% das menções, mesmo não figurando entre os principais nomes no cenário estimulado.

Metodologia da pesquisa:  O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 28 de abril de 2026, ouvindo 1.220 eleitores em todo o Estado do Amazonas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

A pesquisa está devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) sob o número AM-03377/2026.

ANÁLISE DO CENÁRIO: Os dados indicam uma liderança consistente de Maria do Carmo neste estágio inicial da disputa, tanto na intenção estimulada quanto na espontânea. A diferença registrada, embora ainda dentro de um cenário pré-eleitoral, sugere uma vantagem competitiva relevante. Especialmente, considerando o nível de lembrança espontânea.

Com o avanço do calendário eleitoral, o comportamento desse cenário deve ser influenciado por fatores como alianças políticas, estratégias de campanha e exposição pública dos candidatos.

Texto: Marcos Sabadin

Fonte: Diário do Poder

Aerte/imagem: Site Baré News