Melo Cassado!!! e agora José?

O governador do Amazonas, José Melo, e o vice, Henrique Oliveira, foram cassados na manhã desta quinta-feira (4) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante julgamento de recurso de cassação. Foram 5 votos pela condenação e 2 pela absolvição. A Corte Eleitoral também determinou a realização de novas eleições para governador no Amazonas.

A defesa do governador ainda pode ingressar com embargos de declaração junto ao TSE, mas isso não impede o cumprimento imediato da decisão de afastar o governador do Estado. Conforme especialistas ouvidos, tão logo o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) seja comunicado oficialmente da decisão do TSE, Melo será afastado. A comunicação pode ser feita ainda hoje, via malote digital, o que acelera a comunicação entre os órgãos. 

 Melo Cassado!!! e agora José?

Após isso, o presidente da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), David Almeida, assume o governo e deve convocar novas eleições, o que deve ocorrer dentro de até 40 dias, conforme o TSE. Após David Almeida convocar as novas eleições, o TRE-AM tem até 90 dias para viabilizar a estrutura do pleito. 

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) já se mobiliza para realizar as eleições no primeiro domingo do mês de agosto e segundo turno, caso haja necessidade, no final do mesmo mês. No final da tarde desta quinta-feira, 04/05, uma reunião na sede do órgão começou a definir as primeiras ações.

O secretário Judiciário do TRE-AM, Waldiney Albuquerque disse que o principal problema para realizar eleições no Amazonas é a logística. Com o Estado com dimensões continentais, um novo pleito será caro.

 

OS POSSÍVEIS NOMES PARA CONCORRER AO GOVERNO

Melo Casado!!! e agora José?

EDUARDO BRAGA: Responsável pela ação judicial que culminou na cassação do governo Melo/Henrique, Braga ficou em segundo lugar na eleição e, ainda é um dos nomes mais fortes para concorrer ao cargo.

Melo Casado!!! e agora José?

AMAZONINO MENDES: O ex-governador do Amazonas, convocou uma reunião de emergência na casa dele após a confirmação da cassação de José Melo. Ele chamou alguns amigos mais próximos, possíveis financiadores de uma nova eleição, como empresários de sua confiança, e ex-secretários. Em sua última aparição, na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Amazonino havia dito que não estava pensando nas eleições. Com a nova configuração, os jogos ficam abertos novamente.

Melo Casado!!! e agora José?

OMAR AZIZ: Segundo entendimento de alguns conhecedores da lei, o senador Omar não pode ser candidato ao governo do Amazonas no momento. De acordo com a legislação eleitoral, o mandato de José Melo ainda é o sucessório ao de Omar, o que o impede de ser candidato na eleição que acontecerá em 60 dias. Ele só estará livre para o cargo nas eleições de 2018.

Melo Casado!!! e agora José?

ARTHUR NETO: admiradores e correligionários do prefeito Arthur, juram de pés juntos que ele pode sim colocar seu nome a disposição do povo amazonense. É um pouco improvável, uma vez que o próprio prefeito tenha usado as redes sociais e demais veículos de comunicação para anunciar seu mandato de prefeito como o ultimo de sua carreira política.

Melo Casado!!! e agora José?

Outros que correm por fora, mas com grandes chances, são Josué Neto (DEp.Est.) e possível sucessor de Omar Aziz. Marcelo Ramos (ex dep.est) e até mesmo, o vice-prefeito Marcos Rotta. Esse ultimo depende muito mais de uma ampla conversa com o Senador Eduardo Braga e Arthur Neto (prefeito de Manaus). Muitos no meio político acreditam na brilhante carreira e carisma de Rotta.