MAIS UM CASO DE SUCESSÃO, É ANALISADO PELO TRE-AM
PREFEITO DE SANTO ANTÔNIO DO IÇÁ, PODERÁ SER CASSADO NESTA TERÇA-FEIRA
O pedido de cassação contra o atual prefeito Walder Ribeiro da Costa "Ceceu" (Republicanos), foi feito por Antunes Bitar (PSC), que perdeu a eleição no ultimo pleito de 2020, na cidade de Santo Antônio do Içá. O pedido é fundamentado em suposta ocorrência de inelegibilidade reflexa decorrente de parentesco, estampada no art. 14, § 5 e §7 da Constituição Federal, e exercício de terceiro (3°) mandato a cargo majoritário do mesmo grupo familiar. Na Ação, consta que a ex-prefeita é irmã do atual prefeito e ocupou o cargo por 36 meses "§ 7º São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição".
Cidadãos de Santo Antônio de Içá, que são contra o atual prefeito, estão movimentando as redes sociais, uns acusando o atual administrador de está confiante em não ser cassado por "ter recursos financeiros para se garantir no poder".
O julgamento do recurso do terceiro mandato, será julgado nesta terça feira, 2 de março as 11 horas, no auditório do TRE.
O Caso pode ser comparado com o ocorrido na cidade de Coari. Ambos processos, estão sendo acompanhados de perto e, olhos atentos da população e imprensa.